Sultrat - Madeira Tratada em Autoclave em Formigueiro - RS

   Telefone (55) 3236.1092 (55) 99692.2792

Notícias

O CHARME DA MADEIRA

Este material nobre valoriza o ambiente.

 

Por Bárbara Wanderley

O charme da madeira vai além do convencional teto ou piso. Neste projeto, usada em harmonia com vidro e concreto, a madeira contribui com a leveza do imóvel. Clássica e atemporal, a madeira um material presente na construção e nos projetos arquitetônicos, ganha cada vez mais destaque.

 

A versatilidade é a principal vantagem. É possível encaixá-la em qualquer estilo, seja rústico, clean ou moderno e,  sobretudo traz consigo as características da durabilidade, qualidade e natureza.“A madeira, oferece possibilidades muito amplas.Suas principais vantagens são: estética, a identidade conferida aos projetos e a versatilidade.

 

É um material natural associado à regionalidade, ao aconchego e ao conforto”, afirmou o arquiteto e urbanista Marco Suassuna, também professor do curso de arquitetura na Facisa e Unipê. Ele destacou, entretanto, que ao idealizar um projeto que utilize o material, o arquiteto tem que ter o cuidado de manter o elemento madeira o mais protegido possível de intempéries como sol e chuva, pois nem todas as variedades são adequadas ao uso externo e isso pode diminuir sua vida útil.

 

O arquiteto realça que é importante saber o tipo de madeira para o uso que será dado. A única desvantagem segundo ele é a manutenção, que costuma dar mais trabalho que os outros tipos de materiais. Fachadas, gazebos, brises, esquadrias, painéis, pisos, portas e decks de piscinas são alguns dos itens que o material aparece. Também é possível o uso de diferentes cores no projeto, já que existem naturalmente várias tonalidades e porque pode ser pintada.

 

 

                                                                                        Na área interna a madeira aquece o ambiente.

 

 

“A madeira é um clássico que perdura há muito tempo na arquitetura. Com o avanço da tecnologia e dos programas de reflorestamento, seu uso tem crescido muito, tanto como elemento estrutural, quanto como elemento estético”, disse a arquiteta Sarah Cavalcanti. Para ela, a madeira transmite a ideia de sofisticação e é algo que perdura, não é uma moda passageira, embora faça parte das tendências.

 

O uso da madeira na fachada é uma tendência.

 

 

 

Atualmente existe no mercado porcelanatos, pisos vinílicos que imitam a aparência da madeira e exigem menos cuidados. “ Um porcelanato, por exemplo, também tem manutenção, e com o tempo os rejuntes vão ficando escuros. É mais simples, mas não terá a mesma naturalidade e  efeito estético”, comentou arquiteta e urbanista Sarah Cavalcanti.

 

Hoje o material(madeira) é muito utilizado em fachadas. “É uma tendência que vem da arquitetura moderna, da década de 50, estão usando em brises, painéis, marquises, detalhes da fachada e portas camarão, em alta. Também está presente no paisagismo, em gazebos, uso de troncos, pisos”.

 

Dependendo da composição do ambiente , a madeira pode transmitir um estilo mais rústico ou sofisticado. “Tudo é uma soma dos elementos. A madeira quebra a frieza de um espaço totalmente clean, ela traz um aconchego para dentro do espaço, visualmente. Ela não transmite o calor, ajuda no conforto térmico e sempre traz um diferencial”.

 

Sarah Cavalcanti realça um ponto importante: o uso do tipo de madeira adequada, aliada a estética e ao clima. “Ela expande com o calor e contrai com o frio. A nova trabalha um pouco, mas depois se acomoda. Se souber manter, lixar envernizar, conservar bem, a madeira é eterna”, afirmou.

 

Outra vantagem oferecida é a praticidade e a rapidez na construção de terraços, gazebos e garagens. Basta enterrar as colunas de madeira e fazer uma cobertura, ou mesmo manter aberto dependendo da função do ambiente.

 

 

 “Não existe projeto sem madeira que traz aconchego visualmente. Eu gosto muito de misturar o rústico com o moderno, então este material é fundamental na minha concepção de projeto”, diz Sarah Cavalcanti.

 

Fonte:

https:/revistaedificar.com.br/edições/o-charme-da-madeira/11f7e6e/

Confira também:

A ESTÉTICA DA MADEIRA NA ARQUITETURA.

CONSTRUINDO COM MADEIRA EM ÁREAS EXTERNAS

CRESCE O USO DE MADEIRA TRATADA NA ÁREA RURAL