Sultrat - Madeira Tratada em Autoclave em Formigueiro - RS

   Telefone (55) 3236.1092 (55) 99692.2792

Notícias

A ESTÉTICA DA MADEIRA NA ARQUITETURA.

 

Devido ao mito da necessidade de preservação da floresta, no Brasil somente de 5% a 10% das construções utilizam a madeira. Mas a floresta pode sim ser usada, desde que a madeira seja extraída com plano de manejo. Obedecido este critério, a madeira, material renovável, apresenta-se como material de excelência na construção de edifícios sustentáveis. Além de não poluir, a construção em madeira  impacta significativamente menos o meio ambiente que o concreto, o tijolo ou o aço, que demandam muita energia para sua produção. A madeira de áreas de florestamento, em constante crescimento, absorve grande quantidade de carbono da atmosfera e da terra. Portanto, além destas vantagens ambientais, a madeira possui alta resistência, durabilidade e qualidades estéticas ímpares. 

Neste artigo apresentamos projetos magníficos que utilizam este material de aspecto exuberante e nobre que quando bem empregado produz edifícios, móveis e objetos com qualidades estéticas insuperáveis. 

 

Estrutura e fechamento de madeira

 

A madeira possui ótimo rendimento estrutural, principalmente quando submetida a esforços de compressão, correspondendo perfeitamente às necessidades de projetos residenciais. Neste projeto, a estrutura da casa é composta de pilares e vigas de madeira, com seções retangulares, as paredes externas possuem fechamento em venezianas de madeira e a marquise é composta de troncos de bambu. 

 

Madeira in natura

 

Neste projeto de casa de campo toda a estrutura é composta de madeira in natura, com pilares e vigas de seções circulares. Para proteger a madeira do ataque de agentes externos, como fungos, existe tratamento adequado que garante a sua integridade e durabilidade.  

 

Madeira de reflorestamento

 

Apesar da simplicidade, a madeira possui uma estética única e expressa, como nenhum outro material, toda a exuberância da natureza.

Existem infinitas possibilidades de empregar a madeira na arquitetura e na decoração. Neste exemplo, diferentes pedaços de madeira de reflorestamento foram dispostos horizontalmente com espaçamentos diversos formando um brise de madeira que controla a luz natural e dá ao edifício uma aparência permeável e contemporânea.

 

Casa de madeira contemporânea

 

Quando se deseja integrar uma edificação a uma paisagem natural exuberante como a da Mata Atlântica brasileira, a madeira é o material de excelência. Neste projeto, embora a estrutura seja metálica, o acabamento das superfícies de madeira, paredes, piso e forro, e as esquadrias de madeira criam um ambiente natural e harmonioso com o seu entorno.

 

Torre residencial revestida de madeira

 

Neste projeto de torre residencial, localizado em Lugano, na Suíça, o escritório SPBR Arquitetos criou um edifício com planos opacos, revestidos de madeira, e planos transparentes, revestidos de vidro. A razão da escolha pelo revestimento de madeira é o ótimo rendimento térmico da madeira, contribuindo com o conforto ambiental e com o desempenho energético do edifício. 

 

 

 

A nobreza da madeira

 

Neste projeto comercial, de autoria de Adriana Corrêa Arquitetura e Interiores, o espaço da sala de reuniões, delimitado pelas superfícies revestidas de brises de madeira, evidencia a qualidade estética da madeira como material nobre, capaz de criar ambientes sofisticados e contemporâneos. 

 

Painel de madeira

 

Além de contribuir com o conforto térmico e acústico, o uso da madeira como material de acabamento interno resulta em ambientes aconchegantes e agradáveis. Neste projeto, o painel de madeira combina com as peças do mobiliário e cria uma atmosfera aprazível e sofisticada. Para saber quais itens são essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Fonte:

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/25006/a-estetica-da-madeira-na-arquitetura

 

 

Confira também:

CONSTRUINDO COM MADEIRA EM ÁREAS EXTERNAS

CRESCE O USO DE MADEIRA TRATADA NA ÁREA RURAL

CRESCE O USO DE MADEIRA TRATADA NA ÁREA RURAL