Sultrat - Madeira Tratada em Autoclave em Formigueiro - RS

   Telefone (55) 3236.1092 (55) 99692.2792

FAQ

Tire aqui todas as suas dúvidas:

  • addO que é madeira tratada sob vácuo e pressão e para que serve o tratamento?

    É toda a madeira que recebe tratamento químico em autoclave, onde é submetida a um vácuo inicial (extrair o ar das células da madeira) e após com o uso de pressão artificial recebe uma injeção do produto químico CCA que penetra de maneira uniforme e profunda nas camadas permeáveis da madeira. É o método mais moderno e eficiente utilizado para tratamento de madeira. Serve para proteger e imunizar a madeira contra os agentes biológicos de deterioração (fungos, insetos, brocas) prolongando sua vida útil.

  • addPorque é importante tratar a madeira de Pinus e Eucalipto?

    O tratamento em autoclave proporciona um aumento considerável na sua durabilidade permitindo seu emprego nos mais diversos fins: em ambientes internos e externos, em contato direto com o solo, água, sol, sem nenhuma restrição. Isso tem contribuído decisivamente na qualidade dos produtos, redução de custos, e diretamente na preservação das florestas nativas e de espécies, pois com o tratamento, pode-se utilizar madeiras de reflorestamento em substituição às madeiras nativas.

  • addA madeira tratada é prejudicial ao meio ambiente?

    Não. Após o tratamento o produto químico (CCA) fixado à madeira, tem ação duradoura, não é volátil nem lixiviável, não se decompõe e não se altera, não causando, portanto, nenhum dano ao meio ambiente. Ressaltando que a matéria prima utilizada é proveniente de florestas cultivadas e renováveis contribuindo também com a preservação da floresta nativa.

  • addHá limitações de uso da madeira tratada para suportes de culturas vegetais e projetos de jardinagem?

    Não. A madeira tratada é um material perfeito para uso em tutoramento de plantas, estacas para fruticultura (uva, tomates, maracujá, maçãs...) bem como para cercamentos, caminhos, decks floreiras, vasos, móveis de jardim em função de sua alta durabilidade, economia, segurança, versatilidade, fácil manutenção e garantia de qualidade.

  • addA madeira tratada causa algum dano a saúde e ao meio ambiente?

    Não. De acordo com a Agência Americana de Proteção Ambiental, estudos experimentais laboratorias sobre o produto demonstram que a madeira tratada não oferece riscos ao meio ambiente e aos seres humanos. A madeira tratada com preservantes não deixa resíduos na superfície, não exala odores nem vapores.

  • addO tratamento evita o empenamento e fissuras na madeira?

    Não. A função do tratamento é imunizar e proteger a madeira contra o ataque dos agentes biológicos promovendo um aumento na sua vida útil. O tratamento não altera em nada as propriedades físicas e mecânicas da madeira.

  • addA madeira tratada pode receber acabamento?

    Sim. A madeira tratada pode receber todo e qualquer tipo de acabamento (pinturas, lixas* ...) bem como a utilização de materiais como pregos, parafusos, grampos, arames, dobradiças. Recomenda-se a utilização de STAINS que além de hidro repelentes possuem filtro solar mantendo por mais tempo a estética original da madeira e oferecem a possibilidade de acabamento em cores semitransparente que imitam madeiras nobres ou cores sólidas. Aconselhamos reaplicar anualmente ou quando achar necessário.

  • addA madeira deve estar seca para ser tratada? Porque?

    Sim, para haver uma reação perfeita do produto químico com a madeira é necessário que ela seja submetida a uma secagem por um período de 30 a 60 dias, ficando com seu teor de umidade entre 20% a 30%.

  • addToda a extensão da madeira é tratável?

    Não, apenas camadas permeáveis da madeira como alburno, ou brancal e algumas pequenas porções do cerne.

  • addA madeira tratada de pinus e eucalipto dura mais do que a não tratada?

    Sim. Uma vez atendidos os requisitos da norma técnica específica (ABNT), a madeira tratada deverá apresentar uma durabilidade de pelo menos cinco vezes superior a não tratada.

  • addExiste necessidade de renovação do tratamento?

    Não. A madeira uma vez tratada pelo processo de autoclavagem (vácuo-pressão) permanecerá imune e protegida até o final de sua vida útil.

  • addA madeira tratada pode ser utilizada como lenha?

    Não. A madeira tratada não deve ser queimada, pois quando queimada pode liberar produtos tóxicos na fumaça e nas cinzas.